23/05/2022 às 13:42 Dia Mundial da Fotografia

Dia Mundial da Fotografia.

16
2min de leitura
Mrelly e Luccas

Dia Mundial da Fotografia é comemorado anualmente em 19 de agosto.

A fotografia é uma das invenções mais extraordinárias da história da humanidade e que revolucionou a sociedade a partir de meados do século XIX, assim como a cultura, a economia, as artes, etc.

A fotografia provou ser um dos maiores e mais importantes inventos da história, dando a nós um novo meio de nos recordarmos dos acontecimentos de nossas vidas. Se atualmente temos à disposição todo o aparato para tirar a foto perfeita, no passado não era tão fácil fazer uma bela fotografia. Na verdade, não era fácil fotografar.

A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando juntas ou em paralelo ao longo de muitos anos. Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os equipamentos, ao mesmo tempo que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibilizam ao usuário médio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo.

Assim que a fotografia foi inventada principiou a mudar a história do mundo, proporcionando a todos um instrumento importante na busca da própria identidade. É através da fotografia que captamos um momento, um “flagra” do que acontece, momento este único, que jamais se repetirá. A foto nada mais é do que a testemunha ocular do fato, é a existência contida na imagem comprovando o que realmente ocorreu naquele instante.

Camila e Neto

É através do ato de fotografar (registro fotográfico) que proporcionamos comunicação, revelando milhares de possibilidades de interpretações, mesmo sendo sobre um momento congelado e guardado para todo o sempre. Um antigo provérbio chinês já diz tudo sobre a fotografia: “Uma imagem fala mais do que mil palavras”.

De fato assim é, porque graças ao segundo registrado, que é possível “voltarmos ao tempo” e recordar aquele momento. A fotografia é mais do que um registro é um bem precioso quando está relacionado a um fato histórico. Nos ajuda a entender o mundo em diversas óticas. Uma vez que a fotografia possa ser utilizada como recurso de registro, como arte, sendo de suma importância para o jornalismo, para a publicidade e para cada pessoa que guarda para sempre em suas fotos os momentos mais importantes da sua vida.


Daniele e Ricardo Terra

Fonte: https://fotografiamais.com.br/historia-completa-da-fotografia/

Fonte: https://pointdaarte.webnode.com.br/news/a-historia-da-fotografia/

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/marketing/fotografia-e-a-sua-importancia-para-a-sociedade/53756


Studio Art&Vídeo

23 Mai 2022

Dia Mundial da Fotografia.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

artes comunicação cultura Dia Mundial da Fotografia digital foto Fotografia história história da fotografia imagem jornalismo tecnologia

Quem viu também curtiu

16 de Mai de 2022

Tudo que você precisa saber sobre o ensaio gestante

19 de Mai de 2022

Motivos para fazer uma sessão de fotos de 12 anos

16 de Mai de 2022

Como fazer o Save the Date de casamento

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp